07/10/2010:
Visitação nas dependências da escola, com o objetivo de conhecer e interagir no ambiente.
08/10/2010:
Contato com os computadores da Sala de Informática para um breve conhecimento da instalação e acompanhamento dos alunos dentro da mesma.
Realizou-se auxílio à impressões, após certa “briga” com a impressora.
(“Briga”: a impressora não imprimia pelo fato de, primeiramente, o cartucho não estar corretamente inserido na impressora (quebrado); e ainda pelo fato de o cabo da mesma não ser o adequado, requerendo ser reconectado.)
11/10/02010:
Apresentação do sistema na Biblioteca Maria José Dupré.
Deparou-se neste dia com o primeiro grande desafio: o sistema bibliotecário, cujo não aceitava Usuário e Senha cadastrados.
É um sistema do governo, desenvolvido em Java e com Banco de Dados PostgreSQL. Ao abrir a página de login, o sistema não aceitava os dados de login. Após certas três (3) horas de análise do sistema, como versão e instalação, serviços ativos e, finalmente o banco de dados, constatou-se que o sistema não têm acesso ao banco de dados, sendo necessário, cada vez que ligar o computador, ir ao banco de dados e fazer manualmente a conexão com o sistema.
Fonte: SCHEID; 2010
Fonte: SCHEID; 2010
Fonte: SCHEID; 2010
Após a "descoberta" do problema, resolveu-se hibernar o computador ao invés de desligar, sendo assim uma forma de evitar que ao ser ligado para acessar o sistema bibliotecário, os professores não precisariam seguir os passos da conexão manual de banco-sistema.
Após a "descoberta" do problema, resolveu-se hibernar o computador ao invés de desligar, sendo assim uma forma de evitar que ao ser ligado para acessar o sistema bibliotecário, os professores não precisariam seguir os passos da conexão manual de banco-sistema.
12/10/2010:
Feriado dia das crianças.
13/10/2010:
Conversa com o diretor da escola, sendo definidas as áreas de atuação: terças – feira: Sala de Informática e nos demais dias da semana, prestação de serviços na Biblioteca
14/10 2010:
Ao abrir o sistema bibliotecário, deparou-se com a solução anterior: a não aceitação do usuário e login. Já tendo concluído o erro de acesso ao Banco de Dados. Para que os demais professores pudessem acessar o sistema sem ter de parar, iniciar e conectar o banco toda vez em que o computador é desligado e ligado, optou-se por hibernar o sistema até uma melhor resolução do problema.
Trabalho na Biblioteca. Realizaram-se os registros do caderno também no sistema bibliotecário.
15/10/2010:
Feriado, Dia do Professor.
18/10/2010:
Registros de livros (colocar registro no livro, com auxilio do livro ata), e término da passagem de registros do caderno para o sistema bibliotecário.
Auxílio na sala de Informática, tendo como obstáculo a impressora, que não fazia conexão com o computador, sendo a solução até o momento Reiniciar a máquina ou imprimir em outra impressora.
19/10/2010:
Tentativas sem sucesso, da formatação dos computadores da Sala de Informática. O motivo de não conseguir formatar o computador, após consultar demais profissionais da área, seria o cd DELL, sendo que a máquina é POSITIVO (DELL é exclusivo)
20/10/2010:
Verificou-se que no computador da Biblioteca, haviam instalado o sistema WGA, que faz a verificação da originalidade do sistema operacional. Como o sistema operacional, no caso Windows XP, não é original, com a instalação deste sistema, ficava aparecendo no visor à mensagem “você pode ser vítima de falsificação do sistema...”, além de volta e meia desaparecer o papel de parede. Com o auxílio do Google, encontrou-se a solução: desabilitar este serviço. Entrou-se no site: http://www.guiadousuario.net/artigos/windows-xp-removendo-o-wga-notifica-o-de-falsifica-o-de-software e seguiram-se os passos, obtendo resultado positivo na conclusão do mesmo.
Figura 4: Imagem da parte inicial dos passos a serem seguidos:
Fonte: SCHEID; 2010
(Formatação do EST06)
Sem dificuldades, realizou-se a formatação, onde não é necessário realizar backup, pois são computadores usados por alunos somente para realizar pesquisas de estudos.
Após a formatação, instalou-se como sistema operacional Windows XP. Os programas instalados foram: pacote Office, Nero, Power DVD, antivírus Avast e drives de vídeo e rede, conseguidos via o modelo da placa mão, onde utilizou-se o CPUID para auxiliar na identificação. Também não é necessária a configuração de rede, pois os computadores permanecem ligados à rede durante a formatação.
Ainda procurou-se bloquear o MSN, Orkut e sites de pornografia, contando com o auxílio de um programa baixado na internet, o InterAppControl.
21/10/2010:
Atendimento na Biblioteca, com grande demanda de registros.
Formatação de mais um computador (EST 09) na Sala de Informática, porém, sem as instalações necessárias (motivo: grande demanda na biblioteca)
22/10/2010:
(Aula somente até as 21h devido ao campeonato.)
Realizou-se as instalações necessárias no computador formatado no dia anterior.
25/10/2010:
Atendimento na biblioteca, tendo ainda a responsabilidade de “cuidar” alunos com provas atrasadas.
Auxílio aos alunos na Sala de Informática. Realizou-se auxílio na formatação de arquivos no Office Word e apresentações no Power Point, bem como algumas noções básicas de manuseio com ambas as ferramentas.
26/10/2010:
Atendimento somente na Sala de Informática. Sendo possível assim a formatação de dois computadores da sala (EST 05 e EST07). Formatou-se os computadores e em seguida as instalações necessárias.
Atendimento de alunos e realização de grande número de impressões.
27/10/2010:
Atendimento na Biblioteca.
Na Sala de Informática, formatou-se um computador (EST04) e em
seguida as instalações necessárias.
28/10/2010:
Atendimento na Biblioteca e início do capítulo 1 do relatório.
29/10/2010:
Atendimento na biblioteca e leitura de livros.
Início dos projetos para aulas de Inclusão Digital.