Fevereiro

01/02/2011:

Trabalhou-se no sistema de Controle de Livros Didáticos, desenvolvido para a escola.

02/02/2011:

Feriado Municipal.

Trabalhou-se no sistema de Controle de Livros Didáticos e procurou-se na internet definições de termo para o relatório.

Também fez-se a apresentação em PowerPoint para a Banca e a folha de estudos para a banca.

03 e 04/02/2011:

Trabalhou-se no sistema de Controle de Livros Didáticos, chegando a criar página de Movimentações, onde se teve certa dificuldade em relação aos códigos que apresentaria os dados de movimentação já realizados pelos alunos.

07 a 14/02/2011:

Trabalhou-se diversamente, como no sistema de Controle de Livros Didáticos, Manual de Identidade e sistema da empresa JaneMar Móveis e Esquadrias, relatório e elaboração em Excel da apresentação dos resultados do programa Inclusão Digital.

21/02/2011:

Iniciou na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação o ano letivo de 2011.

Instalou-se e após o término desinstalou-se os equipamentos utilizados na apresentação de boas vindas no DataShow. Avaliaram-se todos os computadores da Sala e Informática e, após, passou-se a realizar o registro dos livros didáticos na Biblioteca.

22/02/2011:

Passou-se a noite registrando a entrada de livros e auxiliando os professores na distribuição de livros didáticos, onde solicitou-se a assinatura dos alunos juntamente com o código do livro de cada disciplina.

Figura 18: Livros Didáticos a serem cadastrados
Fonte: SCHEID, 2011

23/02/2011:

Prosseguiu-se no registro de livros. Auxiliou-se professores em sala de aula no registro dos livros didáticos.

Após o intervalo, a Sala de Informática encontrava-se sem acesso à rede, que após análise concluiu-se que mais uma porta do switch estava com defeito ou queimada, sendo necessário somente ligar cabo em outra porta USB.

24/02/2011:

Mais uma noite para registrar livros.

Figura 19: Registro de Livros de Literatura
Fonte: SCHEID, 2011

25/02/2011:

Já no primeiro momento, foi-se solicitada a verificar a falta de acesso à rede na Sala de Estudos, onde atualmente, devido a reformas na escola, funciona a Coordenação e Diretoria.

A rede atualmente até esta sala é a seguinte: ela chega via cabo como rede do tipo Wan, vai até roteador e passa a ser do tipo Lan. Deste roteador passa para outro, que faz a distribuição Wireless e também via cabo deste segundo roteador vai até a sala.

Na sala que estava sem rede, há dois (2) computadores e um Notebook. Passou-se a verificar os cabos dos roteadores com o aparelho testador de cabos. Trocou-se uma ponteira, ainda sem solução. Analisou-se a configuração do Roteador que faz a distribuição wireless e suas conexões de rede e configuração. Sem êxito.

Após longo período, conseguiu-se acessar de outro notebook a rede wireless, concluindo que não havia erros com o roteador. Após mais um certo tempo de verificações, constatou-se que o notebook que havia rede, estava configurado com o IP do roteador que recebe primeiro a rede, e os outros estavam com DHCP do roteador de distribuição wireless.

Assim, passou-se a configurar os computadores a outro roteador, obtendo êxito no acesso a rede.

28/02/11:

Foi-se a Três de Maio/RS obter ajuda do professor orientador, no caso Carlos Alberto Ceccon. Na oportunidade, esclareceu-se dúvidas referente ao relatório e à banca e apresentou-se o desenvolvido ao professor.

Ainda contou-se com o auxílio do professor de programação Edinei Daniel Steffens, que analisou e auxiliou nos sistemas de Cadastro de Clientes e no sistema de Livros Didáticos.