03 a 07/01/2011:
Trabalhou-se na preparação do material e da sala de informática para, a partir do dia 10, iniciar as aulas de inclusão digital.
10/01/2011:
Início das aulas de Inclusão Digital, onde se passou conhecimentos básicos de informática. Desmontou-se uma CPU e mostraram-se peças avulsas como HD, memória e placas de rede e vídeo de computador e de Notebook, fonte, cabo flat, processador. Após, iniciou-se ainda a digitação de um texto escolhido pelos alunos para ser formatado nas próximas aulas.
Figura 7: CPU e peças.
Fonte: SCHEID; 2011
Fonte: SCHEID; 2011
Trabalhou-se no relatório e no Manual de Identidade da empresa JaneMar Móveis e Esquadrias.
11/01/2011:
Elaboração do material de auxílio em Word para os alunos.
12/01/2011:
Aula de Inclusão Digital. Entregou-se as folhas explicativas e, pelo Data Show, demonstração aos alunos dos procedimentos de formatação. Trabalhou-se a formatação das margens e os Estilos: Normal, Título, Título 1 e Título 2.
Figura 9: Forma de trabalhando, em todas as aulas, com auxílio de DataShow.
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 9: Forma de trabalhando, em todas as aulas, com auxílio de DataShow.
Fonte: SCHEID; 2011
14/01/2011:
Aula de Inclusão Digital. Reforçou-se as explicações de formatação e auxiliou-se os alunos.
17/01/2011:
Aula de Inclusão Digital. Nesta oportunidade, explicou-se o uso de Quebras de Página e a inserção de números na página, além da inserção de figuras e sumário, inserido automaticamente e com as devidas formatações. Assim, encerraram-se as atividades em Word.
18/01/2011:
Atualização do Blog.
19/01/2011:
Na aula de Inclusão Digital iniciaram-se as atividades em Excel, explicando como “mais ou menos” funcionam cálculos da folha de pagamento, que seria trabalhada.
Percebeu-se um bom entendimento dos alunos.
21/01/2011:
Finalização das aplicações de cálculo da folha de pagamento. Depois de feitas as fórmulas complementou-se a tabela com mais funcionários e seus devidos cálculos. Ainda passou-se a colorir e “enfeitar” a tabela.
24/01/2011:
Figura 11: Fotos da aluna Eloisa Lenhart apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 12: Fotos da aluna Carine Weber apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 13: Fotos do aluno Rodrigo Baun apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 14: Fotos da aluna Mariele Berwanger apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 15: Fotos do aluno Charles Mallmann apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 16: Fotos da aluna Cíntia Justen apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 17: Acompanhamento dos demais alunos.
Fonte: SCHEID; 2011
Aula de Inclusão Digital, iniciando-se as explicações em PowerPoint, tais como definição de layout dos slides no slide mestre e início das atividades de para a apresentação da banca.
26/01/2011:
Apresentação de um modelo para a apresentação da banca proposta. Ao término da criação dos slides, explicou-se a aplicação de hiperlink, cujo deveria abrir os arquivos das atividades desenvolvidas em Word e Excel.
28/01/2011:
Auxílio de forma geral aos alunos, finalizando os preparativos para a banca. Auxiliou-se os alunos em Word, Excel e PowerPoint.
31/01/2011:
Dia da banca. Todos os alunos realizaram apresentações desenvolvidas em PowerPoint, estruturado pela instrutora da seguinte forma:
Nome do Aluno;
Programa de Inclusão Digital;
Meus Conhecimentos: falar sobre seus conhecimentos;
Objetivos: o porquê da realização do curso;
Microsoft Office Word: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Microsoft Office Excel: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Microsoft Office PowerPoint: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Conhecimentos de Hardware: explicar conforme seu entendimento;
Conclusão: opinião sobre o curso.
Figura 10: Fotos da aluna Clarete Thomas apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011Figura 11: Fotos da aluna Eloisa Lenhart apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 12: Fotos da aluna Carine Weber apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 13: Fotos do aluno Rodrigo Baun apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 14: Fotos da aluna Mariele Berwanger apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 15: Fotos do aluno Charles Mallmann apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 16: Fotos da aluna Cíntia Justen apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011
Figura 17: Acompanhamento dos demais alunos.
Fonte: SCHEID; 2011