Janeiro

03 a 07/01/2011:

Trabalhou-se na preparação do material e da sala de informática para, a partir do dia 10, iniciar as aulas de inclusão digital.


10/01/2011:

Início das aulas de Inclusão Digital, onde se passou conhecimentos básicos de informática. Desmontou-se uma CPU e mostraram-se peças avulsas como HD, memória e placas de rede e vídeo de computador e de Notebook, fonte, cabo flat, processador. Após, iniciou-se ainda a digitação de um texto escolhido pelos alunos para ser formatado nas próximas aulas.

Figura 7: CPU e peças.
Fonte: SCHEID; 2011

 Figura 8: Alunos acompanhando explicações.
Fonte: SCHEID; 2011

Trabalhou-se no relatório e no Manual de Identidade da empresa JaneMar Móveis e Esquadrias.

11/01/2011:

Elaboração do material de auxílio em Word para os alunos.

12/01/2011:

Aula de Inclusão Digital. Entregou-se as folhas explicativas e, pelo Data Show, demonstração aos alunos dos procedimentos de formatação. Trabalhou-se a formatação das margens e os Estilos: Normal, Título, Título 1 e Título 2.


Figura 9:  Forma de trabalhando, em todas as aulas, com auxílio de DataShow.
Fonte: SCHEID; 2011

14/01/2011:

Aula de Inclusão Digital. Reforçou-se as explicações de formatação e auxiliou-se os alunos.

17/01/2011:

Aula de Inclusão Digital. Nesta oportunidade, explicou-se o uso de Quebras de Página e a inserção de números na página, além da inserção de figuras e sumário, inserido automaticamente e com as devidas formatações. Assim, encerraram-se as atividades em Word.

18/01/2011:

Atualização do Blog.

19/01/2011:

Na aula de Inclusão Digital iniciaram-se as atividades em Excel, explicando como “mais ou menos” funcionam cálculos da folha de pagamento, que seria trabalhada.

Percebeu-se um bom entendimento dos alunos.

21/01/2011:

Finalização das aplicações de cálculo da folha de pagamento. Depois de feitas as fórmulas complementou-se a tabela com mais funcionários e seus devidos cálculos. Ainda passou-se a colorir e “enfeitar” a tabela.

24/01/2011:


Aula de Inclusão Digital, iniciando-se as explicações em PowerPoint, tais como definição de layout dos slides no slide mestre e início das atividades de para a apresentação da banca.

26/01/2011:

Apresentação de um modelo para a apresentação da banca proposta. Ao término da criação dos slides, explicou-se a aplicação de hiperlink, cujo deveria abrir os arquivos das atividades desenvolvidas em Word e Excel.

28/01/2011:

Auxílio de forma geral aos alunos, finalizando os preparativos para a banca. Auxiliou-se os alunos em Word, Excel e PowerPoint.

31/01/2011:

Dia da banca. Todos os alunos realizaram apresentações desenvolvidas em PowerPoint, estruturado pela instrutora da seguinte forma:

Nome do Aluno;
Programa de Inclusão Digital;
Meus Conhecimentos: falar sobre seus conhecimentos;
Objetivos: o porquê da realização do curso;
Microsoft Office Word: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Microsoft Office Excel: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Microsoft Office PowerPoint: apresentar e explicar sobre o desenvolvimento;
Conhecimentos de Hardware: explicar conforme seu entendimento;
Conclusão: opinião sobre o curso.

Figura 10: Fotos da aluna Clarete Thomas apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011


Figura 11: Fotos da aluna Eloisa Lenhart apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011


Figura 12: Fotos da aluna Carine Weber apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011


Figura 13: Fotos do aluno Rodrigo Baun apresentando :
 Fonte: SCHEID; 2011


Figura 14: Fotos da aluna Mariele Berwanger apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011


Figura 15: Fotos do aluno Charles Mallmann apresentando :
 Fonte: SCHEID; 2011


Figura 16: Fotos da aluna Cíntia Justen apresentando :
Fonte: SCHEID; 2011


Figura 17: Acompanhamento dos demais alunos.
Fonte: SCHEID; 2011